Moradores em situação de rua de Campinas tiveram um final de tarde diferente nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro. Reunidos na Estação Cultura, no 6° Jantar Solidário de Natal, puderam se confraternizar, dançar, ouvir canto de coral infantil e, ainda mais, apreciar boa refeição com direito à sobremesa, frutas e panetone.
O jantar, promovido desde o primeiro ano da gestão do prefeito Hélio de Oliveira Santos, tem o objetivo de oferecer a esses cidadãos a oportunidade de comemorar o Natal, ainda que, por opção ou contingências alheias à vontade, distantes de suas famílias.
Em sua mensagem aos participantes, o prefeito lembrou que o jantar tem também o propósito de humanizar a relação entre a Administração pública e os cidadãos em situação de rua. “Essa é nossa forma de estreitar a relação de paz e de solidariedade embutidas nos festejos natalinos”, disse Dr. Hélio.
O prefeito lembrou que, se para muitos viver em situação de rua é opção, ainda assim é dever do poder público zelar pelo cuidado e proteção a esta parcela da população no sentido de se esforçar para oferecer a ela segurança, proteção e distância das drogas.
Dr. Hélio, após agradecer aos parceiros e aos voluntários que tornam possível a realização do Jantar Solidário, falou de sua satisfação em notar que, a cada ano, a ação reúne menos pessoas. “Isso demonstra que estamos cumprindo nosso papel social de inclusão destes cidadãos. E eu desejo a todos eles muita paz e a esperança de inclusão em 2011”, destacou.
A realização do jantar, considerou o vice-prefeito, Demétrio Vilagra, indica que a Administração Municipal encerra o ano de 2010, honrando sua marca de governo, que é “lembrar primeiro dos que mais precisam”.
Ao falar aos moradores em situação de rua, a secretária municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Darci da Silva, disse que a atividade reúne cada vez mais voluntários e patrocinadores. E fez questão de lembrar a importância dada à atividade pela secretária Chefe de Gabinete, Rosely Nassim Jorge dos Santos, segundo ela, “a grande mestra do processo”.
Vinda do Paraná e abrigada no Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (Samim) há pouco mais de uma semana, Andréa Rocha, participava satisfeita do jantar. Ela, que está em busca de “qualquer emprego” em Campinas, fez questão de dizer que “o prefeito merece nota 10” por proporcionar às pessoas nestas condições o momento de alegria oferecido na atividade. “É um momento em que esquecemos as dificuldades e nos sentimos acolhidos e protegidos”, ponderou.
Os participantes do 6º Jantar Solidário de Natal, além dos tradicionais peru e pernil dos jantares natalinos, os convidados puderam degustar salada de legumes, farofa, arroz e macarrão. Para a sobremesa, frutas e manjar.
A reunião dos moradores em situação de rua foi animada por um coral de crianças do Núcleo da Vila Nogueira e por música popular brasileira na voz da cantora Regina Afif, que levou alguns deles à ‘pista de dança’. Na saída do evento, os participantes receberam um panetone e uma sacola com frutas da época.
Trabalho voluntário
Além de muita fartura e descontração, como nas edições anteriores, o trabalho voluntário também marca o evento. Para atender aos participantes desta edição foram cerca de 100 voluntários que, numa ação solidária irão proporcionaram momentos especiais aos cidadãos que vivemem situação de vulnerabilidade e risco social.
Outra característica desse Jantar é a participação de organizações não governamentais (ONGs), iniciativa privada e empresas de economia mista que fortalecem a ação do poder público.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, por intermédio do Programa de Segurança Alimentar Prato Cheio Campinas, o evento conta com a parceria de quinze segmentos institucionais e privados como Secretaria de Cultura, Associação dos Fiscais de Campinas (Afiscamp), Associação dos Procuradores Municipais de Campinas (APMC), Associação dos Permissionários da Centrais de Abastecimento de Campinas (Assoceasa).
]
São parceiros, também o Sindicato dos Contabilistas de Campinas, Banco de Alimentos, restaurante Idalvo’s, Monfrigo, Sindicato dos Contabilistas de Campinas, Robert Bosch do Brasil, Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), o Pastifício Selmi, Agritech Lavrale, Biguá Alimentos, Rotary Clube do Brasil e Tenda Atacado.
Há ainda a participação das ONGs Casa Espírita Luz do Caminho (Celuca), Grupo Aliança de Amor, Associação Beneficente Semear, Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA).
Fonte : Sítio da Prefeitura na internet."